quarta-feira, 17 de março de 2010

De MONO para ESTÉREO...

 Da esquerda p/ a direita: adaptador P2/P10 mono, adaptador P2/P10 estéreo, cabo de fone P2 estéreo.   

De Mono para Estéreo...
 
    Para alguns pode até parecer besteira, mas para quem não tem experiência e está começando a montar seu home studio, descuidos simples podem se tornar probleminhas bem chatos.

    Resolvi investir em um sistema Pro Tools LE, com placa de áudio 003 Rack. A interface veio com a versão 8 do PT, com direito ao download gratuito da versão 8.0.3. Como monitoração, utilizo um fone AKG emprestado de um amigo.

    Após a instalação do software, abri uma sessão de teste para começar a me familiarizar com a DAW (Digital Audio Workstation). Na hora de ouvir o playback, só conseguia ouvir mono, nada de estéreo. Só o lado esquerdo (L) funcionava. Resolvi checar a configuração de Ins e Outs (I/O Setup) para ver se as saídas estavam configuradas corretamente. O Pro Tools já vem com as entradas e saídas configuradas para uso (Stereo Mix). Estava tudo normal.

    Depois de garimpar alguns fóruns, descobri que o problema era mais simples e lógico do que imaginava. O fone, por ser de plug P2 e a entrada da placa P10, precisa de um adaptador P2/P10. O adaptador que estava usando era MONO, sendo que o fone e a entrada da placa são ESTÉREOS!! Quando pluguei um adaptador estéreo no fone, tudo se resolveu: L e R funcionando perfeitamente.

    Antes de se desesperar como eu, achando que sua placa de áudio comprada com tanto suor e trabalho veio com problema, verifique se seu fone está com um adaptador ESTÉREO!! 

    Boas gravações!

Um comentário:

  1. Ola amigo... Tenho uma duvida que é exatamente ao contrario. Quero adaptar uma saida stereo pra mono
    ronaxlrose@hotmail.com

    ResponderExcluir