terça-feira, 13 de abril de 2010

Sons e Microfones - Parte 2.2

Microfone de Fita



























O microfone de fita funciona com o mesmo princípio elétrico do mic dinâmico, exceto por uma fina fita condutora que cumpre o papel do diafragma e da bobina. Isso é eletricamente equivalente a um microfone dinâmico com uma única volta na bobina, com apenas uma pequena voltagem através da fita, em resposta ao som.

Um microfone de fita bem concebido pode ter uma resposta de frequência crescente a 20KHz e essa resposta pode ser feita bastante "flat". A natureza dupla da construção da fita produz um microfone de gradiente de pressão com polaridade figura-oito de captação, apesar de alguns desenhos modificados serem de características mais direcionais.
Polaridade "Figura-oito":

Pode-se argumentar que o microfone de fita, por não ser mais sensível que a bobina móvel, e por ter resposta de frequência comparável ao mic dinâmico, não oferece vantagem real em relação ao designs dinâmicos convencionais, e até recentemente, os microfones de fita tiveram a grande desvantagem de serem fisicamente muito frágeis. Mas a tecnologia progrediu e os mics de fita modernos são relativamente resistentes, e inovações como a fita impressa, na qual um filme metálico é depositado numa membrana plástica leve, dá à fita maior confiabilidade e uma resposta de frequência mais extensa.

Mics de fita ainda são populares para usos em gravações clássicas porque têm um som "subjetivamente" mais suave que vários microfones dinâmicos ou condensadores, e são usados com frequência para se gravar seções de cordas.

Fonte: White, Paul. Creative Recording 2 - Microphones, Acoustics, Soundproofing And Monitoring. Edição 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário