terça-feira, 6 de abril de 2010

Sons e Microfones - Parte 2.1



Microfone Dinâmico

Os microfones dinâmicos possuem um diafragma circular leve, geralmente feito de um filme plástico fino, que é ligado a uma bobina de fio metálico, movendo-se entre os pólos sul e norte do campo magnético gerado.

São relativamente baratos de se fabricar e bastante robustos, razão pela qual são utilizados tanto ao vivo quanto em estúdio. Também podem suportar níveis de pressão sonora extremamente altas e não precisam de fonte de alimentação (phantom power) para funcionar, pois não possuem circuito elétrico dentro.

Algumas desvantagens dos mics dinâmicos: o movimento do diafragma é restrito em certa medida, pela massa da bobina ligada a ele. Quanto mais rápido o diafragma tenta se mover, mais a inércia da bobina o impede. O resultado é a perda de eficiência de captação das frequências altas. Na prática, um microfone dinâmico convencional pode ser feito para trabalhar eficientemente até 16KHz. Acima disso, a eficiência tende a cair significativamente.

Gráfico de Resposta em dB X Frequência em Hz (Shure SM 57):


Outra grande desvantagem dos mics dinâmicos é que eles produzem um sinal de saída relativamente baixo, precisando de bastante amplificação para que o sinal se torne utilizável. Isso não é problema quando os sons que estão sendo captados são moderadamente altos e próximos ao microfone, mas sons distantes ou suaves frequentemente necessitam de tanta amplificação, que os resultados são barulhos inaceitáveis.

Por essa razão, o mic dinâmico é pouco utilizado para se gravar instrumentos acústicos como violão, por exemplo, porque é difícil colocar o microfone próximo o suficiente para se captar uma quantidade razoável de som sem comprometer o timbre do instrumento.

Os mics dinâmicos geralmente são disponíveis nas versões omnidirecional e cardióide; mics cardióides se subdividem em padrão aberto, cardióide normal e hipercardióides, no qual este último é o mais direcional dos três.

Fonte: White, Paul. Creative Recording 2 - Microphones, Acoustics, Soundproofing And Monitoring. Edição 2003.

Um comentário: